Top 10 – Os melhores acervos digitais do Brasil


Tive a ideia de fazer uma lista das 10 melhores Bibliotecas Virtuais do Brasil, segundo a minha opinião (Nelson Palmerston). Certeza que no mundo virtual existem outras que deveriam estar na lista, porém, Abro aqui um canal para que o internauta indique outras bibliotecas. No caso de bibliotecas de outros países fiz outra lista que esta no link a seguir. Bibliotecas do Mundo.

1 – Revista Veja – Comemorando seus 40 anos (2008), a Revista VEJA disponibilizou todas as suas edições desde 1968, online. Nesta versão digital, o leitor vai poder passar as paginas da revista de forma muito semelhante à experiência real. estamos em 2016 e para entrar no acervo digital da Veja fizeram algumas modificações, o internauta precisa fazer um login com a conta do google ou facebook. demora um pouco mais, porem, vale a pena. Ao entrar no link abaixo clique em acervo digital no canto direito da parte do alto.

www.veja.abril.com.br

2 – Revista Quatro Rodas – Comemorando seus 50 anos, a Revista Quatro Rodas disponibilizou todas as suas edições desde 1960, online. Desde o dia 29 de julho de 2010, todas as edições da revista estão digitalizadas e com seu conteúdo à disposição dos leitores.
3 – Acervo Fernando Pessoa – foi digitalizado, na íntegra, toda a biblioteca de Fernando Pessoa. Graças ao apoio da Fundação Vodafone Portugal foi possível colocar online cada uma das páginas digitalizadas. Deste encontro de entusiasmos generosos resultou a disponibilização gratuita da preciosa biblioteca do autor de O Livro do Desassossego, que agora pertence aos leitores em qualquer parte do globo. 
4 – Site domínio público – Este acervo é muito bom, você encontra a obra completa de Machado de Assis e a Divina Comédia em português.

5 – Acervo virtual do Museu Nacional – Este acervo tem o objetivo de disponibilizar via internet o acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional.

6 – Museu de Arte Contemporânea da USP – Segundo o próprio site, “O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) tem em seu acervo cerca de 8.000 obras, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais, constituindo grande patrimônio cultural com decorrências sociais nacionais e internacionais. São obras de artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Brecheret, Tarsila, Rego Monteiro, Portinari, Oiticica, De Chirico, Modigliani, Boccioni, Picasso, Chagall, entre tantos outros”. 

7 – Biblioteca Nacional Digital – Dentre os principais portais para pesquisa e acesso a conteúdo sobre o idioma e cultura em português esta o site do serviço da biblioteca digital nacional do Brasil. 

8 – Acervo Digital de Dorival Caymmi – A vida e a obra de um dos maiores compositores da musica popular brasileira – todo o Acervo de 70 anos de história totalmente digitalizado, visando armazenar, preservar  e disponibilizar recursos informativos  para pesquisa . 

9 – Acervo digital de Antonio Carlos Jobim – Para navegar pela obra e vida de Antonio Carlos Jobim.

10 – Acervo digital da Folha de São Paulo – Indiscutivelmente um dos melhores jornais do Brasil e do mundo.  acesso gratuito no período de degustação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *